Partido Socialista de Arganil Celebrou O 25 de Abril nas Secarias

Download PDF

25abril2015No dia 25 de Abril, a Concelhia do Partido Socialista de Arganil realizou o já tradicional Jantar/Sarau comemorativo e evocativo da revolução dos cravos, na Liga de Melhoramentos das Secarias, onde cerca de 130 democratas celebraram de forma calorosa o dia da Liberdade.

Como cantou Chico Buarque, “Foi bonita a festa” onde o espírito de fraternidade, camaradagem e a exaltação dos valores de Abril marcaram mais uma vez forte presença.

Esta iniciativa, apresentada por Cristina Figueiredo, iniciou com música de intervenção interpretada por Victor Sá, conhecido músico de Coimbra, que tocou e cantou músicas de intervenção de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, assim como músicas de Coimbra.

Seguidamente houve a declamação de poemas alusivos à Liberdade. O Professor Álvaro Assunção declamou de forma sublime três poemas de Manuel Alegre e José Fernando Caldas disse do âmago um poema de José Carlos Ary dos Santos.

Seguiram-se as intervenções de Leonel Costa (Presidente da Junta de Freguesia de Secarias), de Pedro Coimbra (Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista), de Rui Duarte (Deputado do PS eleito pelo círculo de Coimbra), de Miguel Teixeira (em representação da Juventude) e de Fernando Vale (Presidente da Comissão Política concelhia do Partido Socialista).

Na sua intervenção, Fernando Vale agradeceu mais uma grande participação na comemoração do aniversário do 25 de Abril, apesar da chuva que se fazia sentir e que não convidava ninguém a sair de casa. Destacou o facto de se ter atingido o número simbólico de 100 militantes na secção de Côja e de se ter uma Juventude Socialista a renascer, incentivando Miguel Teixeira e Mário Gonçalves a continuar o bom trabalho que estavam a desempenhar. Recordou ainda “os homens e mulheres que tiveram o destemor de desafiar o regime e que iniciaram a construção do caminho da libertação” e disse que “O actual contexto é igualmente fruto de um dogmatismo, agora de teor económico, que nos faz regressar a tempos de fome, de miséria, de desemprego e da falta de perspectivas”.

A Concelhia de Arganil do Partido Socialista destacou esta data para realizar uma merecida homenagem aos militantes que completam durante o corrente ano os 40 anos de militância ininterrupta (António Xavier da Maia Costa, Vicente da Costa Pinto, Nuno Alberto Espinal, Fernando Lopes Dias, Mário Fernandes Duarte, Maria Natália Nobais, Alfredo Piçarra Vitorino e Laurinda Ferreira), agradecendo reconhecidamente todo o empenho, dedicação e abnegação em prol do ideal Socialista.

O Convívio encerrou com todos os presentes envolvidos num abraço fraterno a cantar a Grândola e a dar vivas à Liberdade e ao 25 de Abril.