Munícipio de Santa Comba Dão

Download PDF

Pequenas Rotas1, 2 e 3 – MAIS DE 30 QUILÓMETROS DE PERCURSOS PEDESTRES HOMOLOGADOS em Santa Comba Dão

Santa Comba Dão tem agora três percursos pedestres registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). De norte a sul do concelho, o trio de rotas soma mais de trinta quilómetros e leva o caminhante a conhecer o património natural, cultural e paisagístico do território concelhio.

Em breve, serão, ainda, lançadas as Pequenas Rotas (PR) de Pinheiro de Ázere e de São Joaninho, bem como a Rota Dos Miradouros, num total de mais de 50 Km de percursos a que se juntam, ainda, a Ecopista e o trajeto da futura Ecovia do Mondego. Trata-se de um marco ímpar para a consolidação de Santa Comba Dão no roteiro ‘Walking & Cycling’, um segmento em expansão, que tem vindo a cativar cada vez mais turistas, que procuram destinos para andar de bicicleta e para caminhadas.

Por Treixedo “Com o Dão aos Pés”, a Pequena Rota (PR) 1 corresponde a um percurso circular com início junto ao pavilhão Arnaldo Dias, em Treixedo. O trajeto contempla a passagem por diversos pontos de interesse patrimonial, como a igreja Paroquial de Treixedo, a Capela de Nossa Senhora da Saúde o Poço do Banho, no Granjal, e por paisagens ribeirinhas, pela ecopista do Dão, ponte ferroviária do Granjal e antiga estação ferroviária de Treixedo.

Já a PR 2 conduz o caminhante por Nagozela “À beira dão, há mais de mil anos”, por um percurso de pouco mais de uma dezena de quilómetros. A igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição e a capela de Santo Estêvão são alguns dos pontos de interesse patrimonial existentes ao longo de um percurso, que mostra recantos do Dão, como é o caso da zona fluvial da Pena, mesmo ao lado da ecopista.

“São joão de Areias – História, Património e Tradição” é o nome do PR3 e tal como o nome indica apresenta um itinerário especialmente dedicado ao património edificado da freguesia, com passagem por aldeias e apontamentos paisagísticos de rara beleza.O percurso, que começa no Jardim do Largo da República, leva os participantes ao pelourinho de São João de Areias, Casa das Armas Reais, Capelas de São João Evangelista e São Silvestre, entre outros pontos de interesse patrimonial da freguesia.

Aceda a mais informação aqui: https://bit.ly/3fJ7plp