Mário Mata e os Amigos do Zeca | 24 de Abril 2015

Download PDF

Ma´rio Mata_Casa_das_Artes 24_4_2015Na véspera de 25 de abril, “Mário Mata e os Amigos do Zeca” trazem-nos a música José Afonso, relembrando-nos os seus valores.

Este passar de testemunho aposta na preservação do equilíbrio entre os arranjos originais de José Afonso, Ricardo Dias (redondo vocábulo) e os seus próprios.

O coletivo tem como base, Mário Mata (voz e guitarra), o Maestro Paulo Bernardino (piano, sintetizador e acordeão), Toninho Varela (baixo), Miguel Veras (guitarras), David Cruz (viola, cavaquinho e voz), Alexandre Reis (bateria), Jorge Duarte (vozes e percussões), Magda Lopes (Harpa), Bárbara Braga e Mafalda Duarte (vozes). A Rui Seoane cabe a responsabilidade de dar voz às baladas e fados de Coimbra.

“Eu sempre disse que a música é comprometida quando o músico, como cidadão, é um homem comprometido. Não é o produto saído desse cantor que define o compromisso mas o conjunto de circunstâncias que o envolve com o momento histórico e político que se vive e as pessoas com quem ele priva e com quem ele canta”.

José Afonso em Entrevista a Viriato Teles, in «Se7e», em novembro de 1985.

 

Uma noite simbólica para viver e sentir uma importante parte da cultura poética portuguesa.

Dia 24 de abril, 21h30m, na Casa das Artes de Miranda do Corvo