Encontro EPIS 2015 – A Construir o Futuro

Download PDF

rsz_052-150709-pr-0823O Município de Pampilhosa da Serra, parceiro da Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, a operar neste território desde 2009 ao nível do 3º ciclo, e alargada em 2013 ao projeto-piloto do 1º ciclo, foi convidado a estar presente no encontro EPIS 2015- A Construir o Futuro, que decorreu no passado dia 9 de junho no antigo edifício do Museu dos Coches, em Lisboa.

Presidiu a este encontro Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que se associou a esta causa desde o seu início, em 2009.

Neste encontro, que serviu para fazer um balanço à atividade desenvolvida por este programa ao longo destes seis anos, estiveram presentes 10 crianças do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra e ao Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, que se fizeram acompanhar por 2 professores, 1 representante dos encarregados de educação do 1º ciclo, a coordenadora do 1º ciclo, o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, a Mediadora EPIS e pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito Dias.

Durante o encontro foi distribuído o álbum “Família EPIS 2006-2015”, da responsabilidade da EPIS e dos seus parceiros, tendo ainda sido apresentados alguns testemunhos, entre os quais o do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, que centrou o seu discurso na importância da educação e da qualificação como ferramenta de investimento para o futuro. Realçando ainda todo o esforço que esta Autarquia tem vindo a fazer no combate às desigualdades através de uma estratégia inclusiva e adaptada à realidade social deste concelho.

No final do encontro, Sua Excelência o Senhor Presidente da República condecorou os dois principais responsáveis da EPIS, o Senhor Presidente da Direção da Associação, Luís Palha da Silva, agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, e o Senhor Diretor-Geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, com o grau de Comendador da mesma Ordem. Um gesto que segundo o mesmo, procura enaltecer o bom exemplo do associativismo empresarial e reafirmar a importância da educação, que nas suas palavras “são o valor mais seguro que podemos legar a bem do nosso futuro coletivo”.

Após este encontro, houve ainda espaço para as crianças do concelho oferecerem ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República e à Primeira-dama, Dr.ª Maria Cavaco Silva, um cabaz com produtos endógenos desta região.