Um acidente de um helicóptero ocorrido esta manhã no Aeródromo Municipal da Lousã provocou dois feridos – dois elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR – que após estabilizados no local foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra. A ocorrência poderia ser verdadeira mas tratou-se apenas de um simulacro, cujo objetivo fora testar a operacionalidade e tempo de resposta dos meios de socorro.
«Este é um exercício que a ANAC – Autoridade Nacional de Vigilância Civil obriga que sejam realizados de dois em dois anos para que os aeródromos possam continuar certificados», explicou José Parola Gonçalves. «A Lousã tem feito este exercício que não é mais do que colocar à prova todas as capacidades dos meios que estão neste momento disponíveis neste aeródromo, para ocorrer, caso haja uma situação real com total segurança. Portanto, o exercício teve como princípio um helicóptero que vinha de uma missão (combate a incêndios), juntamente com elementos da UEPS, que estão sediados neste Centro de Meios Aéreos, que, entretanto, ao chegar ao aeródromo, após uma questão meteorológica adversa (vento forte) bateu com o rotor de cauda e obrigou-o a fazer uma aterragem forçada neste local», adiantou o diretor do Aeródromo da Lousã.